Consultoria na Retomada do Crescimento

Consultoria na Retomada do Crescimento

A permanente luta pela competitividade exige que as empresas estejam o tempo todo atentas aos importante movimentos que ocorrem ao seu redor – e em todo o planeta – e sejam capazes de responder a esses movimentos com rapidez e eficiência.

Kleber Leite

A consultoria empresarial representa uma das atividades que mais tem evoluído nos últimos anos em todo o mundo e, particularmente, no Brasil. O público alvo corresponde tanto ao consultor, que presta os serviços de consultoria, como a empresa-cliente os recebe. É importante essa abordagem conjunta, pois tanto o profissional que presta os serviços de consultoria como a empresa-cliente devem estar no mesmo barco para que tudo funcione com atento. Portanto, o que é bom para um é bom para o outro dentro de uma filosofia de atuação ganha-ganha; e neste contexto, o entendimento da realidade do cliente é extremamente importante para a construção e a realização dos serviços de consultoria com elevada qualidade.

Consultoria empresarial é um processo interativo de um agente de mudanças externo à empresa o qual assume a responsabilidade de auxiliar os executivos e profissionais da empresa contratante nas tomadas de decisão. Entretanto o consultor não possui nunca o controle direto da situação.

Em recente pesquisa realizada junto a graduados em universidades européias e americanas, os jovens formados expressam significativa preferência em trabalhar no mercado de consultoria empresarial por duas razões principais: a possibilidade adquirir mais rapidamente de desenvolvimento nos seus conhecimentos e a percepção de um crescimento na área de consultoria em relação a outras atividades profissionais, principalmente quando comparada aos segmentos da indústria do comércio.

Esta situação também ocorreu no Brasil desde dos meados da década de 60 e as principais causas dessa mudança de comportamento no mercado de trabalho, que ampliou consideravelmente o número de vagas para consultores, foram o crescimento do parque empresarial e a necessidade de conhecimento atualizado de técnicas e metodologias de gestão empresarial para fazer frente ao novo contexto de concorrência entre as empresas resultante das constantes mudanças na economia.

Pode-se afirmar que este crescimento da atividade de consultoria empresarial é um caminho sem volta, entretanto muitos outros consultores e empresas de consultoria simplesmente não dão certo neste mercado promissor. As razões do insucesso podem ser as mais variadas possíveis. Inclusive, em muitos casos, as próprias pessoas envolvidas não têm condições de identificar quais foram as causas do fracasso.

A consultoria empresarial busca reduzir custos e aumentar a eficiência nas operações das empresas, visando à competitividade num mundo em que a concorrência se torna cada vez mais acirrada.

A razão que norteia a vida das empresas no mundo de hoje é irretorquível. No momento, elas não têm outra alternativa senão continuar buscando aumentar sua competitividade; sua capacidade de atrair clientes e de lhes fornecer produtos e serviços que sejam considerados relevantes. Caso a empresa não atinja esse objetivo em um curto período de tempo, a ameaça de ser extinta ou “engolida” pela concorrência se torna mais forte.

A permanente luta competitiva exige que as empresas estejam o tempo todo atentas aos importantes movimentos que ocorrem ou seu redor – e em todo o planeta – e sejam capazes de responder a esses movimentos com rapidez e eficiência. A empresa deve ser capaz de desenvolver e oferecer ao mercado, de maneira apropriada e no momento oportuno, novos produtos e serviços, que seus clientes desejam ou venham a desejar – e mais, que os clientes queiram a possam comprar.

Além de tudo, a empresa terá que oferecer tais produtos e serviços a preços competitivos em relação a seus concorrentes – o que tende a complicar as coisas mais ainda, considerando que os concorrentes serão obrigados a agir do mesmo modo. Nessa permanente batalha por eficiência, as empresas que permanecem no mercado são justamente aquelas que conseguem extrair resultados efetivos de seus esforços. E um dos procedimentos mais freqüentemente aceitos como válidos, dentro de uma ampla gama de possibilidades de ação, é a consultoria empresarial.

A consultoria empresarial e a empresa- cliente formam um sistema em que a necessidade do cliente é o estimulo que detona a reflexão e elaboração do conhecimento acumulado pelo consultor no sentido de encontrar um a solução que atenda a essa necessidade.

** Diretor da Bratt consultoria Empresarial e mestrando em Administração de Empresas

Fonte: Gazeta Mercantil – Ceará Maranhão Piauí – Quarta- feira, 18 de outubro de 2000.